Omnia mea mecum porto

Hoje vou falar um pouco sobre um vídeo que tem me inspirado bastante nessa jornada. Ele está no youtube, mas pelo que entendi, faz parte de uma série de vídeos relacionados à vida simples e sustentabilidade, promovida pelo site independente faircompanies.com. Sendo assim, neste “episódio”, é feita uma visita ao apartamento do minimalista feliz Peter Lawrence. Chamei-o assim não apenas por ele ter escrito um livro de título The happy minimalist, que quero muito ler, mas porque é algo perceptível ao conhecer um pouco da sua história.

O vídeo está em inglês e sem legendas, mas o anfitrião tem um jeito muito tranquilo de falar, e acho que seu sotaque (por ter nascido na Singapura) ajuda na compreensão. Por isso, ainda que a sua compreensão do inglês não seja perfeita, não deixe de assistir, as imagens também falam muito.

Foi através deste vídeo que vi pela primeira vez como funciona na prática este estilo de vida. Ler sobre a experiência de alguns minimalistas pode nos dar uma ideia, mas “entrar” na casa de um deles tem um impacto muito maior. Para Lawrence, minimalismo é uma avaliação constante de quais são os recursos mínimos para se alcançar um objetivo. Ter apenas os objetos essenciais, e usá-los com criatividade, faz com que ele tenha uma vida mais simples e focada no que é importante. Com poucos móveis, até a limpeza do apartamento se torna mais simplificada. E com aquela vista maravilhosa, a sala dele não precisa mesmo de mais nada!

Peter justifica sua escolha comentando que se alguém gastar todo o dinheiro que tem, é possível consegui-lo de volta; já o tempo perdido, ninguém pode recuperar. Além disso, temos como calcular quanto dinheiro ainda nos resta, mas não há como saber quanto tempo de vida temos pela frente. Por isso, em vez de viver em função do dinheiro e dos bens materiais, sua prioridade é fazer um bom uso do seu tempo, dedicando-se ao desenvolvimento de novas habilidades, por exemplo.

Bom, não vou contar tudo, pois vale à pena assistir:

Que tal a TV de alta definição que ele tem?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s