Menos nem sempre é mais

Como etapa inicial na busca por uma vida mais significativa, o aspirante a minimalista dedica uma grande quantidade de tempo a fazer uma limpeza em sua vida. O foco é eliminar tudo que é desnecessário, negativo e que está em excesso. Este primeiro momento envolverá os objetos materiais (e virtuais) que foram acumulados ao longo da vida, mas logo se tornará necessária também uma reavaliação de outros aspectos não palpáveis, como os compromissos, os relacionamentos, os sentimentos.

Algumas pessoas, talvez, se percebam presas nesse processo de desapego e desprendimento. Embora seja um processo de uma vida inteira, já que trata-se de um estilo de vida, transforma-lo em uma obsessão em diminuir, editar, simplificar, minimizar, faz com que ele perca o seu objetivo fundamental.

Simplificar não significa deixar sua vida vazia, e sim abrir espaço para as coisas que você realmente deseja.

(Leo Babauta)

Ninguém busca uma vida vazia, mas se todos esses esforços se restringirem a alcançar o mínimo, a eliminar cada vez mais, logo já não restará mais nada. O objetivo de simplificar não deve se limitar ao ato em si, vai muito além. Ele deverá ter um impacto direto na vida diária, que agora poderá ser preenchida de forma muito mais consciente e significativa. Claro, não é uma tarefa simples refletir sobre os valores e sentidos de uma vida. Mas sem este exercício, todo o espaço (e tempo) que se abriu terá sido em vão.

Por isso, após este período mais intenso – e necessário – de faxina na vida, vamos passar menos tempo com as nossas gavetas e armários e mais tempo com nossas prioridades e sonhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s