Uma mudança de cada vez

Escrever...

Uma mudança, para ser definitiva, exige dedicação, energia, motivação. E temos porções limitadas desses recursos na nossa vida diária. Logo, para termos mais chances de sucesso, devemos nos focar em uma mudança de cada vez, concentrando todos os nossos esforços para que ela realmente se concretize.

Se desejamos muitas coisas ao mesmo tempo, Leo Babauta compara esta situação a um pequeno quarto lotado de objetos: dentro dele, não sabemos a que dedicar a nossa atenção e não há real espaço para nada. Agora se temos um quarto com apenas um objeto, uma escrivaninha, por exemplo, será fácil dedicar nossa total atenção ao ato de escrever.

As longas listas de ano novo raramente viram realidade, em parte por serem longas. Começamos o ano com nosso pequeno quarto cheio, não apenas de boas intenções. Mal chega fevereiro e o mais provável é que, saturados, já tenhamos colocado todos esses objetos longe da visão, em um caixa com a etiqueta “Um dia…”. Mas se você se rege pelo calendário, boa notícia: o ano está apenas começando. Muito ainda pode ser feito em 2015, desde que você se concentre em uma mudança de cada vez.

O que escolher primeiro, segundo o autor, não importa muito. Apenas comece! Afinal, se tiver paciência, com o tempo você conseguirá alcançar todas as mudanças que deseja. Mas, como eu não consigo fazer uma escolha aleatória, resolvi seguir outra dica dada por ele no livro The power of less (Quanto menos, melhor): escolha aquilo que trará mais impacto à sua vida neste momento.

Se ainda houver resistência quanto à regrinha de escolher apenas UMA coisa, pense nas mudanças que você desejou fazer nos últimos anos e analise quais você conseguiu e mantém até hoje. Se foram poucas ou nenhuma, acredito que terminar 2015 com UMA mudança, já será um grande avanço!


Este post faz parte de uma série sobre o livro Zen Habits, de Leo Babauta.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s