Começar com pouco

Quando começamos a criar um novo hábito, normalmente estamos cheios de motivação e energia, o que pode ajudar bastante a dar os primeiros passos. O grande problema é começar em um ritmo acelerado demais e depois não conseguir mantê-lo, principalmente quando aquela empolgação inicial começa a diminuir. E como o hábito se faz pela constância e não pela quantidade, todo o esforço acaba sendo em vão.

O menor passo que você pode dar é o melhor jeito de começar.

(Leo Babauta)

Por isso, um dos conselhos mais importantes do livro Zen Habits, de Leo Babauta, é começar com pouco. Ele compara a nossa mente a uma criança pequena, The Childish Mind, que sempre usa todas as desculpas para ficar longe do desconforto. Se eu desejo criar o hábito de escrever e me proponho a começar com meia hora por dia, terei que enfrentar uma luta diária com essa minha mente infantil, que tentará me convencer a fazer qualquer coisa, menos escrever.

Mas há uma forma de dribla-la: basta fazer a nossa tarefa diária ser ridiculamente fácil de se realizar, assim, dificilmente cairemos na tentação de procrastinar. Em vez de 30 minutos, comece com apenas 2, por exemplo, assim não haverá desculpa, e as chances de manter o hábito ao longo dos dias serão bem maiores.

É importante também respeitar os seus limites e saber a hora certa de aumentar a “dosagem” diária. Naturalmente, com o tempo, você se sentirá confortável para escrever muito mais do que 2 minutos, mas aumente também aos poucos, afinal não queremos irritar facilmente a nossa Childish Mind. Aprender a observar a nossa mente nesses momentos mais infantis será também parte essencial dessa nova rotina.

Então, pergunta o autor, qual o menor passo que você pode dar para começar?


ESTE POST FAZ PARTE DE UMA SÉRIE SOBRE O LIVRO ZEN HABITS, DE LEO BABAUTA.
ILUSTRAÇÃO DE ANGELA VANDENBOGAARD, VIA SITE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s