Somos leitores ou compradores de livros?

Algumas pessoas expressam seu consumismo em roupas, outras em eletrônicos ou em produtos de beleza. Comprar livros parece estar em uma categoria neutra, afinal, que mal há em “investir” nos seus estudos ou na sua formação intelectual? Ler é cultura, ler é conhecimento, ler é diversão, ler é cult. Mas será que nossa vida de leitura se equipara às nossas idas à livraria?

Amamos os livros, amamos o cheirinho do papel, amamos o design das capas. Adoramos sair com uma pilha de livros pesados nas mãos, encenando o lado árduo do conhecimento. Amamos ver nossas casas enfeitadas com esses objetos enfileirados, dando um ar intelectual ao ambiente. Mas será que amamos a leitura? Será que amamos a democratização dos livros?

Parar, sentar e ler um livro está se tornando uma atividade cada vez mais rara. Exige tempo, exige frequência. Comprar é bem mais fácil e rápido, nos dá uma gratificação imediata. Nos sentimos de certa forma mais inteligentes se saímos da livraria com uma sacola cheia. Ter uma prateleira lotada de livros em casa, nos dá uma aparência de leitores assíduos. Mas, passado um tempo, os livros empoeirados e amarelados talvez sirvam apenas como um lembrete visual de tudo que não lemos ou deixamos pela metade.

É certo que não conseguiremos ler todos os livros que desejamos. Mas tentar amenizar essa frustração comprando muitos livros, certamente não resolverá o problema. E se é limitada a quantidade de livros lidos em uma vida, muitos deles só vamos ler uma única vez. Então porque gastar tanto dinheiro e espaço com livros que dificilmente serão relidos? Com exceção dos que usamos para consulta ou aqueles que servem de guia para nossas vidas, portanto estamos sempre relendo, o livro se tornou um item quase descartável. Isso porque, após lidos (ou nem lidos), não temos coragem de recicla-los ou de passar adiante: empilhamos esse lixo intelectual com orgulho e egoísmo em nossas paredes.

Podemos ficar tentados a comprar ou a manter livros parados, para o caso de precisarmos deles no futuro. Mas a verdade é que não ter um livro não significa que ele ficará de repente inacessível. Até mesmo livros com edições esgotadas podem ser encontrados em bibliotecas ou  em sebos (e até online). E se, um dia, um determinado livro se tornar extremamente necessário, temos o privilégio de poder ir até uma livraria e comprá-lo. Antecipar a compra à necessidade é o mesmo que transferir o item da prateleira da loja para a prateleira do quarto.

Os livros ainda são artigos de luxo. E se realmente amamos a leitura, vamos usar nossas economias e energias para realmente ler e fazer aquele livro ser acessível ao maior número de pessoas. Se não conseguimos resistir à compra de um livro novo, que o consumo tenha mesmo uma utilidade, em vez apenas mascarar nossas reais necessidades. E que o livro, após lido, possa ser emprestado, trocado, doado, e não apenas usado como mero enfeite na parede, vigiado a unhas e dentes.

ILUSTRAÇÃO DE JO ASKEY, VIA SITE
Anúncios

2 comentários sobre “Somos leitores ou compradores de livros?

  1. Eu gosto de ter livros e só daria um para aquela pessoa que eu teria a certeza de que pelo menos ela teria o interesse em ler.
    Viva os livros! Cabe a cada um pensar no que é de fato: se um comprador ou um bom leitor.

    Curtir

    • Eu também gosto e não há problema em ter se você é um bom leitor. O que me incomoda são os livros comprados que nunca são lidos. Fiz muitas compras por impulso e também já fui muito ciumenta com os meus livros. Mesmo que alguém tivesse interesse em lê-los, eu não queria emprestar. Ainda que os livros estivessem apenas acumulando poeira na estante… Obrigada pelo seu comentário e sim, viva os livros!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s