Sobre o desapego e mudanças necessárias

Há algum tempo venho refletindo sobre o conceito de desapego e cada vez mais percebo o quanto ele têm se distanciado, para mim, dessa associação atualmente feita com o destralhar, o famoso declutter. Tenho percebido em mim, e em outras pessoas, que o foco do desapego material têm sido a eliminação de bens, não importando se o consumo continua alimentando este ciclo e nos deixando presos a ele. Afinal, a culpa por comprar algo desnecessário pode ser facilmente amenizada pelo ato de “desapegar”.

Muito tem sido falado sobre este processo de descartar os objetos comprados e pouco sobre formas de lidar com o consumo de forma controlada ou, simplesmente, alternativas para realmente usar o que você já comprou. Por conta disso, o nome do antigo blog, Deixando ir…, estava me parecendo muito ligado a essa ideia de descarte periódico que não faz mais sentido para mim. Reconheço que foi uma fase muito importante, que me ajudou a aliviar de forma rápida grande parte do peso que eu carregava, mas que não foi capaz de resolver a questão central do meu problema.

Muito mais do que deixar o maior número de coisas ir embora, percebi que o que eu necessito de verdade é aproveitar aquilo que eu deixei ficar, além de estar sempre me questionando sobre tudo que eu permitir entrar. O autoconhecimento e o autocontrole não vão ser alcançados se a minha preocupação principal for contabilizar a quantidade de objetos que eu tenho ou o quanto eu destralhei esta semana. A vida não pode se resumir a este constante troca-troca.

Vi pela primeira vez a palavra minsumer no site Miss Minimalist e usar este termo “minsumidora” no blog parece estar mais de acordo com esta minha busca por uma alternativa a ser “consumidora”. Espero daqui para frente continuar refletindo sobre o tema, à procura de caminhos para efetivamente construir esta identidade, que na verdade, precisa muito mais de ações do que de um nome.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s