Sobre o desapego e mudanças necessárias

Há algum tempo venho refletindo sobre o conceito de desapego e cada vez mais percebo o quanto ele têm se distanciado, para mim, dessa associação atualmente feita com o destralhar, o famoso declutter. Tenho percebido em mim, e em outras pessoas, que o foco do desapego material têm sido a eliminação de bens, não importando se o consumo continua alimentando este ciclo e nos deixando presos a ele. Afinal, a culpa por comprar algo desnecessário pode ser facilmente amenizada pelo ato de “desapegar”.

Muito tem sido falado sobre este processo de descartar os objetos comprados e pouco sobre formas de lidar com o consumo de forma controlada ou, simplesmente, alternativas para realmente usar o que você já comprou. Por conta disso, o nome do antigo blog, Deixando ir…, estava me parecendo muito ligado a essa ideia de descarte periódico que não faz mais sentido para mim. Reconheço que foi uma fase muito importante, que me ajudou a aliviar de forma rápida grande parte do peso que eu carregava, mas que não foi capaz de resolver a questão central do meu problema.

Muito mais do que deixar o maior número de coisas ir embora, percebi que o que eu necessito de verdade é aproveitar aquilo que eu deixei ficar, além de estar sempre me questionando sobre tudo que eu permitir entrar. O autoconhecimento e o autocontrole não vão ser alcançados se a minha preocupação principal for contabilizar a quantidade de objetos que eu tenho ou o quanto eu destralhei esta semana. A vida não pode se resumir a este constante troca-troca.

Vi pela primeira vez a palavra minsumer no site Miss Minimalist e usar este termo “minsumidora” no blog parece estar mais de acordo com esta minha busca por uma alternativa a ser “consumidora”. Espero daqui para frente continuar refletindo sobre o tema, à procura de caminhos para efetivamente construir esta identidade, que na verdade, precisa muito mais de ações do que de um nome.

Deixe um comentário

